Nova campanha do VOX nas ruas

A nova campanha do VOX, criada pela IMAM, já está nas ruas. Com o mote “Vem pra pista”, chama atenção para a nova fase no Vox: o setlist da casa está com uma pegada mais dançante. Além da mídia externa, a campanha também conta com spot.

Ficha técnica
Cliente: Vox bar
Campanha: Vem pra Pista
Diretor Executivo: Helisson Schiavinato
Diretor de Criacão: Martim Fernandes
Redação: Gustavo Freitas
Diretor de Arte: Victor Oliveira
Produtor Gráfico: Handrei Fragoso
Revisora: Luciana Santos
Produtor de áudio: André França (Gramofone)
Foto: René Ernst (Ernst Photography)
Figurino: Eliza Matta
Atendimento: Ricardo Machado Lima

24 de agosto de 2015 / By Bruna Seifert

Novos integrantes da IMAM

Duas faces da mesma crise: enquanto Jô Soares desiste de sexteto, IMAM aposta em seis novas contratações.

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Julio Cezar, Handrei Fragoso, Alessandro B. Francisco, Marcelo Russo, Gustavo Freitas e Luciana Santos.

27 de julho de 2015 / By Bruna Seifert

Agência IMAM cria ação para divulgar a Gigantesca Piscina de Bolinhas do Shopping Estação

Mais de 15 mil visualizações em 24 horas: este é o resultado do primeiro trabalho criado pela IMAM para o BRMalls

Com 250 mil bolinhas em 200 metros quadrados, a Gigantesca Piscina de Bolinhas é a principal aposta do Shopping Estação para as férias de julho em Curitiba. A atração reforça também o posicionamento da marca em oferecer entretenimento de qualidade para toda família.

Para promover a piscina de bolinhas, a Agência IMAM produziu um vídeo no formato de pegadinha. A campanha de divulgação, primeira após uma concorrência local em que a IMAM saiu vencedora, envolveu, além dos meios tradicionais, um esforço adicional nas redes sociais, buscando traduzir o posicionamento da marca em engajamento e conversão.

Segundo o analista de redes sociais da IMAM, Reinaldo Furtado, para gerar impacto com eficiência é necessário ir além do formato publicitário. “A geração de audiência orgânica exige uma linguagem mais informal”, explica. Ele também ressalta a importância dos novos recursos do Facebook para promover este tipo de conteúdo. “Com a segmentação baseada nos dados do público da Fanpage é possível tornar muito eficiente o investimento da verba online”, conta. Sobre o impacto atual da campanha, completa: “Quinze mil visualizações de um público segmentado, com um alto número de compartilhamentos, significa um ótimo índice de engajamento”.

No primeiro dia de Facebook, até o fechamento deste texto, a postagem contava 660 curtidas, 120 compartilhamentos e mais de 22 mil visualizações.

Assista ao vídeo:

“Bolinhas”

Agência IMAM

Dir. Criação: Martim Fernandes

Criação: Marcelo Russo e Rafael Russo

Produtora: Easy Filmes

Edição e design de som: Duda Justus (Slap)

Trilha original: Danúbio Azul, de J. Strauss (RFCM Symphony)

Atendimento: Ricardo Machado Lima e Maikel Silva

Marketing: Luisa Paiva e Larissa Pereira

Agradecimentos: Equipe de Operações Shopping Estação (Diogo, Andrey, etc.), Equipe dos Elevadores OTIS, “Seu Antônio” das bolinhas, e especialmente, aos pais e filhos que toparam compartilhar suas reações neste vídeo

10 de julho de 2015 / By Bruna Seifert

Bom Dia das Mães Requinte, por IMAM

Já está nas ruas a campanha do Dia das Mães da Requinte, criada pela IMAM. Com o mote “Bom Dia das Mães”, destaca os cafés da manhã, criados especialmente para esta data, como o presente ideal para que o dia da sua mãe comece perfeito e cheio de carinho.

Saiba mais em http://bit.ly/IAMIMAM

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26 de abril de 2015 / By Bruna Seifert

IMAM inicia atendimento dos Shoppings Estação e Curitiba

A IMAM Publicidade foi escolhida pelos Shoppings Curitiba e Estação para atender as contas off e online dos empreendimentos, a partir de 1º de julho.

A agência, que já prestava outros serviços para os dois shoppings da capital paranaense desde o início do ano, vai dar continuidade aos projetos, agora de forma continuada. Em breve, A IMAM também virá com novidades estratégicas, para fortalecer ainda mais o posicionamento destes Shoppings que estão entre os mais tradicionais e queridos dos consumidores de Curitiba.

03 de julho de 2015 / By Bruna Seifert

IMAM desenvolve o novo site da Cocel

O site da Cocel (Companhia Campolarguense de Energia) está de cara nova. Produzido pela IMAM, é 100% responsivo, e o usuário pode visualiza-lo em smartphones, tablets, notebooks e desktops.

http://www.cocel.com.br

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20 de abril de 2015 / By Bruna Seifert

Gestran: novo cliente da IMAM

A IMAM está com um novo cliente na casa, a Gestran, uma empresa especializada e com sólida experiência em desenvolvimento de software para gestão de transporte.

Nossas boas-vindas.

15 de abril de 2015 / By Bruna Seifert

Ação promocional da IMAM para o Vox

Para se aproximar, o Vox coloca as histórias do seu público em primeiro lugar

 

Em 2014, o Vox, casa noturna no centro histórico de Curitiba, ganhou um novo posicionamento, uma balada com experiências únicas e noites inesquecíveis. Mesmo existindo há 16 anos, a casa ainda não havia conversado com o seu público e tinha uma necessidade de mostrar que o conhecia. Por isso, uma pesquisa foi realizada para entender quem frequentava o Vox. Reconhecer e valorizar esse público fez parte do planejamento da nova campanha, que incluiu outdoors e frontlights espalhados por toda Curitiba, ações nas redes sociais e a reformulação do site.

 

Com o mote “Save the night”, as peças, com cenas do cotidiano, afirmaram que o público-alvo merecia uma noite muito melhor do que ficar deitado no sofá assistindo TV. Muitas vezes, situações assim acontecem porque as pessoas não recebem convites para sair. Então, para completar essa ação, a Agência IMAM criou o filme de curta metragem “O Convite”, com um pouco mais de dois minutos, no formato Branded Content ao invés dos tradicionais comerciais. Dirigido pelo diretor Thales Banzai, a peça foi exibida no início das sessões de “Jogos Vorazes”, “Quero Matar Meu Chefe 2” e “Hobbit 2”, nas salas do Cinépolis Pátio Batel, em novembro. Após o filme, quem estava na sala de cinema ganhou uma taça de champagne e vouchers (entrada free e R$300 em consumação) para ir ao Vox, ao sair do local. Essa foi a 1ª ação promocional realizada nas salas de cinema do Pátio.

 

A campanha, criada pela IMAM, buscou atender diferentes públicos, embora grande parte dos frequentadores tenha entre 25 e 30 anos, o convite não está restrito a idade. Afinal, todos merecem a chance de ter uma noite memorável e essa noite merece Vox.

 

Assista o vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=0x075PaALLQ

29 de março de 2015 / By Bruna Seifert

Nova campanha da IMAM para a Requinte

Poluição e sedentarismo, grandes problemas da sociedade atual. Para ajudar a cidade e também a saúde dos cidadãos, a IMAM criou para a Requinte a promoção Vem de Bike, uma atitude para construir uma cidade com mais mobilidade urbana e menos estresse no trânsito.

Por meio dessa campanha, é incentivada uma maior circulação de bicicletas pela cidade, fazendo com que os moradores da região pedalem até a Requinte. Ao chegar na padaria de bike, o cliente recebe uma fitinha e, com 3 delas, ganha 10% de desconto nos produtos da loja. Além de movimentar as redes sociais, a campanha está espalhada pela mídia externa de Curitiba e também, foi construído um novo bicicletário nas lojas do Cabral e do Champagnat.

Ficha Técnica

Direção Executiva: Helisson Schiavinato

Direção de Criação: Martim Fernandes

Atendimento/Mídia: Maikel Silva

Direção de Arte: Victor Oliveira

Redação: Vivian Mortean

Arte Final: Pamela Aragão

Revisão: Bruna Seifert

Social Media: Reinaldo Furtado

Foto: Ernst Photography

18 de março de 2015 / By Bruna Seifert

Você gosta de correr riscos? A IMAM leva a sério!

Ninguém gosta de publicidade. Nem os publicitários. A prova viva disso é que os botões de “skip ad” recebem mais cliques que os “likes” ou “deslikes” dos vídeos. Isso acontece, porque publicidade é algo chato (pelo menos a publicidade que vemos com mais frequência em nosso dia a dia) e que passa a impressão de meramente vender um produto ou serviço sem, sequer, oferecer um bom motivo para que as pessoas façam isso. A própria palavra publicidade já cria um ranço que assusta, afasta e faz com que percam o interesse.

Mas, em contrapartida, as pessoas estão dispostas a doarem o seu tempo para escutar uma boa ideia. A diferença básica entre isso e uma publicidade, é a maneira como ambas se aproximam do seu público. Uma boa ideia, por mais que seja para vender um produto ou serviço, é uma conversa, daquelas que te dá vontade de escutar. Ela te oferece algo em troca e fala direto com você. Em uma boa ideia não existe público, existem pessoas. Não existe consumo, existe fazer parte de algo.

Hoje, ter uma boa ideia já não é o suficiente. Elas também têm que gerar resultados. E para que dê resultados, precisa ser mais do que isso. Deve ser algo inovador, que gere mais do que a vontade de consumir um produto ou serviço. Tem que gerar a vontade de querer participar de uma mudança, de se engajar por uma causa. E pra isso, ela precisa se arriscar. Porque quando você se arrisca, acertando ou errando, você sempre ganha.

Assim, ao invés de vender, passamos a fazer com que as pessoas queiram comprar. O que, convenhamos, é muito mais legal.

Por isso, a IMAM criou para si um novo conceito. “Levamos os riscos a sério”. Porque essa é a nova filosofia da agência. É nisso que sempre acreditamos e agora queremos mostrar para o mundo. Além do novo site (http://imam.ag/), a campanha já está nas ruas de Curitiba e no Elemidia mais próximo de você!

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18 de março de 2015 / By IMAM

Estação é o novo cliente da IMAM

O Shopping Estação, administrado pela BRMALLS, é o novo cliente da IMAM. A partir de março, a agência será responsável por toda a comunicação integrada do shopping. Com um posicionamento mais lúdico e divertido, o Estação reúne compras, lazer e cultura em um mesmo lugar. “A entrada do Estação, consolida a operação de varejo da IMAM com foco em resultados”, declara Helisson Schiavinato, diretor executivo da agência.

Cerca de 45 mil pessoas passam pelo Estação todos os dias, o grande desafio é fazer com que esses clientes usufruam de todos os serviços que o shopping oferece, não apenas com promoções e alimentação, mas com diversão para toda a família.

Sobre o Estação

O Shopping Estação foi inaugurado em 1997, em um prédio anexo ao Museu Ferroviário, que reúne a memória sobre a antiga estação ferroviária de Curitiba, atraindo o público com uma extensa lista de atrações para o curitibano. Localizado em região central e cercado por grandes avenidas, o empreendimento tornou-se referência na cidade.
Passou pela sua primeira expansão e revitalização em 2002, agregando operações de peso como Renner, Riachuelo, Americanas e Marisa. Em 2007, foi adquirido pelo grupo BRMALLS, maior empresa de shopping centers do país, passando por um processo constante de qualificação. Atualmente, opera como centro de compras sem perder sua herança de lazer, apresentando diversas opções para o entretenimento em família e amigos.

05 de março de 2015 / By Bruna Seifert

Galinhas unidas, jamais serão vencidas

Com as baixas temperaturas, entre os meses de maio e agosto, no sul do Brasil, gripes e resfriados se tornam comuns, principalmente entre idosos e crianças. Em Campo Largo não é diferente. Para o inverno de 2014, a Prefeitura Municipal de Campo Largo decidiu que era hora de colocar a doença em evidência e, por meio de uma campanha, levar algumas dicas simples para a prevenção da gripe à toda população.

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Apesar do resfriado ser um mal extremamente conhecido, o grande público não acredita que seja uma doença séria. Pois os sintomas mais associados à gripe são leves, tais como dor de cabeça, febre ou dor de garganta, não tendo a mesma importância que qualquer outra doença que possa ser fatal. Inclusive, uma das receitas mais comuns de se ouvir no Brasil para se curar uma gripe é “cama e canja de galinha”, evidenciando que o tema não traz senso de urgência. Além disso, como trata-se de uma campanha de prevenção, também não é o caso de criar um anúncio emergencial, gerando  alarde sem motivo.

Para livrar as galinhas desse sacrifício e a gripe ser curada da maneira correta, a IMAM desenvolveu a campanha “Não dê canja para gripe”, com cartazes e anúncios com dicas para combater a doença. Também foi criado um jingle, divulgado nas rádios da cidade.


23 de fevereiro de 2015 / By Bruna Seifert

O sabor de Curitiba

A Requinte surgiu em 1984, no bairro Champagnat, em Curitiba, com a proposta de oferecer mais do que serviços de panificação e confeitaria, mas de trazer à cidade um novo modelo de estabelecimento, que une o charme e a sofisticação das padarias europeias a receitas caseiras, passadas de geração em geração, sempre utilizando matéria-prima selecionada e oferecendo produtos frescos, com sabor de recém-saídos do forno.

Com 30 anos de existência, surgiu a necessidade de modernizar e expandir ainda mais a marca, melhorando a sua comunicação interna (lojas), externa (comunicação para os clientes e prospects); o atendimento ao cliente e afinar o seu discurso comunicacional.

Analisando o posicionamento da marca, suas forças, a percepção dos consumidores e as tendências de mercado, o conceito proposto valoriza os momentos especiais que os clientes vivenciam na Requinte, exaltando o acolhimento, o carinho, a tradição e a história da marca. Assim os valores percebidos pelos consumidores foram reforçados e repassados àqueles que ainda não frequentam a confeitaria, explorando os sentimentos de pertencimento e família; como se a Requinte fizesse parte da vida de seus consumidores e familiares. Com o branding em mãos, no design, a IMAM buscou transmitir o reposicionamento da marca no mercado.

A grafia, feita a mão pela agência, expressa a tradição, de receitas passadas de geração em geração, e faz uma referência a primeira logo da Requinte. Ela traduz o que se faz todos os dias, produtos artesanais preparados com carinho. As cores bordo, cobre e bege, demonstram a sofisticação dos produtos Requinte, feitos com matéria-prima selecionada e um forte padrão de qualidade.

Os três trigos representam os princípios e valores da marca. Para divulgar o novo ID, já presente nas fachadas das duas unidades, no Champagnat e no Cabral, e nos materiais da padaria, como os sacos de pão, a IMAM criou a campanha “Sabor que passa de geração em geração”, com MUBs e outdoors espalhados por Curitiba.

A Requinte também ganhou um novo site, inspirado nas melhores panificadoras e confeitarias europeias. Mais moderno, foi desenvolvido em HTML5, com transições em CSS3. Focado em performance, é responsivo, suportando todos os tipos de dispositivos. O site também foi desenvolvido em WordPress, uma plataforma segura e usada em mais de 50 milhões de sites no mundo.

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Com o mote “Cada momento pode ser um gesto de carinho”, a campanha criada pela Agência IMAM para os 30 anos da Requinte, buscou materializar aquilo que a empresa acredita: seus produtos, feitos com carinho, criam momentos inesquecíveis e cheios de ternura para os seus consumidores.

As peças impressas trazem como elementos principais, delicados personagens talhados em madeira, em referência ao saber-fazer artesanal e perfeccionista dos relógios cucos, que se encontram em torno dos produtos da marca. No rádio, histórias de vida foram narradas por pessoas que escolheram a Requinte para fazer parte dos seus momentos mais importantes.

23 de fevereiro de 2015 / By Bruna Seifert

Uma cidade sustentável

Localizada no norte pioneiro do Paraná, Cornélio Procópio tem aproximadamente 47 mil habitantes. Com a inauguração do novo aterro sanitário da cidade, a Prefeitura percebeu a falta de separação do lixo nas residências de seus moradores, o que dificultava a reciclagem. O problema base a ser solucionado era a diminuição de 5% (cinco) da produção de lixo diário e a potencialização em 30% (trinta) da quantidade de lixo reciclado.

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Para facilitar esse trabalho, a Agência IMAM usou tampinhas de garrafa, embalagens longa-vida, papel e plástico reciclado para desenvolver uma campanha educacional. Com o mote “Faz bem para a cidade, faz bem para o meio ambiente, faz bem para você”, as peças de mídia tradicional – anúncios impressos, filme para a televisão e outdoor – explicavam como os cidadãos deveriam contribuir com o meio ambiente reduzindo, reutilizando e reciclando resíduos. Todas as imagens da campanha foram elaboradas a partir de materiais recicláveis. A campanha também contou com o hotsite: www.separeolixo.com.br, com informações sobre o Programa e o jogo online Monster Pack e a Coleta Seletiva, solução desenvolvida pela IMAM para incentivar a população jovem a participar da ação.

 

Com a veiculação da campanha, as metas foram superadas, com uma redução de 8% (oito) da quantidade de lixo produzido diariamente pela polução e o aumentando em 100% (cem) da quantidade de lixo reciclado.

23 de fevereiro de 2015 / By Bruna Seifert

Jovens Profissionais

Um projeto educacional muito especial: apresentar a futura profissão a um jovem iniciante no mercado de trabalho. Essa foi a responsabilidade assumida pela IMAM ao ganhar a concorrência pública de 2011 do SESI/SENAI Paraná, um centro educacional que atua em 28 áreas industriais com cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação.

Para despertar o interesse profissional nos jovens, foi criada uma cartilha elucidativa sobre as profissões oferecidas pela instituição. A primeira definição foi o conceito das cartilhas. Com uma linguagem acessível, técnica e lúdica, os cursos foram representados por simpáticos personagens: Lila Chanel (Confecção); Prof.ª Higina (Higiene de Alimentos); Ed. Viga (Construção Civil); Profº Faísca (Automotiva) e Sr. Liga (Metalmecânica). Cada profissão foi apresentada por seu personagem, com situações engraçadas na busca pelo conhecimento – situações essas que os futuros alunos podem ter vivenciado ou poderão vivenciar na carreira. Com uma média de 100 páginas cada, no formato A5, traziam em seu interior uma ficha de avaliação. O interessado recebia gratuitamente a cartilha, lia, montava o seu toy-art, respondia a ficha de avaliação anexa e enviava para a unidade do SENAI mais próxima de sua casa, demonstrando seu desejo em cursar aquele técnico profissionalizante básico. À distância ou presencial, após a conclusão do curso, recebia a certificação. Isso aproximou o público-alvo de uma carreira e do SENAI, pois a preocupação em conversar com essas pessoas e orientá-las é que norteou o processo de criação e desenvolvimento de todo esse material. “Os Especialistas” é o primeiro passo de um projeto que deve se estender a todas as profissões que o SENAI oferece à população.

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A IMAM ficou responsável pela edição e produção do conteúdo, redação e revisão, criação e arte final do projeto editorial e gráfico das cartilhas da coleção. A série se tornou uma facilitadora do aprendizado, além de se firmar como um atrativo interessante aos olhos dos jovens ao dialogar ludicamente, em um contexto de caráter educacional e bem humorado. Os cinco primeiros títulos são a ferramenta-base para que aumentassem o número de matrículas entre 2011 e 2012 (a meta é ultrapassar os 88 mil alunos de 2010). A primeira remessa impressa foi de cem mil unidades (dos cinco volumes) para distribuir em 33 cidades do Paraná, auxiliando os jovens na busca pela iniciação profissional básica e, apresentando o SENAI como a porta de entrada para o mercado de trabalho.

23 de fevereiro de 2015 / By Bruna Seifert

A cidade feita por cidadãos

A 30km da capital do Paraná, Campo Largo nasceu como um local de pousos a tropeiros gaúchos em viagem a São Paulo. A cidade acolhedora, hoje, tem mais de 100 mil habitantes, pessoas de várias localidades brasileiras que se unem aos moradores tradicionais, em grande parte, descendentes de poloneses e italianos.

Como qualquer cidade em constante crescimento, a comunicação entre a Prefeitura de Campo Largo e a população não estava sendo eficiente. Os moradores da cidade, não estavam tendo conhecimento do que a Prefeitura estava realizando. Para dar voz a população, a Agência IMAM desenvolveu a campanha “Operação a Rua é Sua”. Com o mote “Suas ideias em execução”, a campanha integrada, com anúncios impressos, mídia externa, spot e site interativo, está sendo utilizada para a divulgação do projeto na cidade. Por meio do site interativo, o cidadão pode acompanhar, no mapa da cidade, todas as obras que estão acontecendo em Campo Largo, além de sugerir novos trechos que precisam de atenção.

A população de Campo Largo participou efetivamente da campanha A Rua é Sua. Foram sugeridas 308 obras. A Prefeitura concluiu 69, programou 05 e até o final da campanha, em abril de 2014, estava executando mais cinco. Mais de 5 mil pessoas acompanharam no site as obras.

23 de fevereiro de 2015 / By Bruna Seifert

Volta às aulas com a Requinte

A maioria das crianças não gosta de verduras e os pais passam um dobrado para convencê-las a comer. Pensando nisso, a Padaria Requinte montou um cardápio especial para a volta às aulas, com mini pães de cenoura, beterraba e espinafre. Com o briefing em mãos, a IMAM criou a campanha Cardápio Requinte.

“Quem disse que é difícil seu filho comer legumes?” é o mote da campanha, que tem como elemento principal o pão, que de tão natural, substitui o próprio legume. O cliente também tem a sugestão de montar na loja uma lancheira mais saudável, com frutas e suco.

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O Cardápio Recreio já está disponível nas lojas do Champagnat e do Cabral, e é possível ver a campanha por toda Curitiba.

22 de fevereiro de 2015 / By IMAM

IMAM no mundo das blogueiras

A maquiadora e blogueira, Alice Salazar, é a nova cliente da Agência IMAM. Há quatro anos, gravando vídeos para o Youtube, é a quarta maior blogueira de beleza do Brasil.

A IMAM irá coordenar e administrar os conteúdos das redes sociais da Alice.

Sobre ‪#‎AliceSalazar‬
Maquiadora profissional premiada nacionalmente e começou a gostar desse mundo ainda criança, ao ver a mãe – também maquiadora e designer de sobrancelhas – trabalhar com uma infinidade de sombras, cores, batons e pincéis. Trocou a faculdade de Design de Produto pelo Curso de Estética e Cosmética e passou a dedicar-se à maquiagem, tendo sua formação inicial no SENAC-RS e no Instituto Embelleze. Continuou aprimorando sua técnica com cursos no exterior (Make Up Forever Academy, Atelier Make-up Paris, Kryolan Argentina) e com profissionais renomados (Samer Khouzami). Trabalhou como maquiadora do Grupo RBS, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul. Em 2010, a convite da própria rede, criou o blog “Espelho Meu”, onde apresentava tutoriais de automaquiagem e dicas de beleza. As lindíssimas makes, juntamente com o seu jeito carismático e verdadeiro de fazer seus vídeos, fizeram com que seus canais de comunicação ficassem entre os mais procurados do país, somando atualmente mais de 73 milhões de visualizações. Alice é autora do livro “De Bem com o Espelho” e possui uma linha de cosméticos própria, com produtos testados e escolhidos por ela. Além disso, dedica-se aos workshops e palestras que ministra pelo Brasil e exterior.

17 de fevereiro de 2015 / By IMAM

ISAE / FGV renova com a IMAM

Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), conveniado da FGV no Paraná, renovou o contrato com a IMAM® Publicidade.
A parceria já trouxe ótimos resultados para o cliente e a IMAM. Como o prêmio na categoria Educação e Ensino, da ADVB/PR – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (seção Paraná), no Top de Marketing 2012, com o case “Mais que uma carreira: um legado”.
17 de fevereiro de 2015 / By IMAM

Ilegal, imoral mas real.

“Legalize já, Legalize já, uma…”
Bem,  certamente você conhece esse refrão da música do Marcelo D2, que pede a legalidade do que é ilegal.

Hoje, queria falar um pouco sobre legalidade ou melhor sobre a formalização da relação de trabalho entre criativos e agências. Esse tema é pouco explorado e no geral, cria uma polêmica.

Vamos ao primeiro ponto: o setor publicitário é um ou talvez o mais informal de todos,  soa meio estranho, mas temos em proporção, mais bóia frias, cortadores de cana com carteira de trabalho assinada do que publicitários.

Torceu o nariz? Bom, se você  não é o diretor de criação daquela grande agência, que já é sócio nos negócios, bem-vindo ao mundo dos mortais.

Na maior parte do mercado, temos relação ilegais ou informais, como a contratação por meio de pessoa jurídica, o vulgo PJ, o “meia carteira de trabalho”, onde só metade do salário é registrado e sem contrato nenhum. Todos eles são fraudes ou ilegais, mas quem disse isso não fui eu!

A afirmação é da autoridade máxima da Justiça do Trabalho, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Vantuil Abdala, que faz um alerta para as empresas que pensam em usar indiscriminadamente essa forma de contratação. “Se o contratado cumpre horário e ordens, e recebe salário, vai ser reconhecido como empregado pela Justiça do Trabalho e o empregador terá que pagar, não só os direitos trabalhistas, como todos os encargos com o fisco e Previdência”, declarou ao Jornal Valor Econômico.

No resumo, tanto o criativo, quanto a agência que faz isso, estão na ilegalidade.  Como a corda arrebenta sempre para o lado do mais fraco, o grande perdedor é o criativo que abre mão de todos os benefícios previstos em lei e na previdência.  Além da conta da empresa e toda a burocracia para fechar a “firma”.

“O empregador que exigir do profissional que este seja uma ‘pessoa jurídica’ e tê-lo na empresa como se fosse um empregado, age contra a lei e o trabalhador tem direito ao recebimento de todos os direitos trabalhistas, com a nulidade da contratação por meio de PJ. Isto porque, o artigo 9º da CLT determina que serão nulos os atos praticados com o objetivo de fraudar, desvirtuar ou impedir a aplicação dos direitos nela presentes”, conta uma advogada trabalhista.

Outra questão importante, é a lendária hora extra. Muita gente sabe que existe, mas poucos recebem. Assim, quando devem ser pagas?

De acordo com a advogada, as horas extras são devidas toda vez que o empregado trabalha além da sua jornada normal de trabalho, sem qualquer tipo de compensação. Também são devidas quando trabalha no horário destinado ao intervalo, ou ainda, quando não é concedido horário de intervalo para descanso durante o dia ou entre um dia de trabalho e outro. Por exemplo: se o empregado tem duas horas de almoço, usa apenas uma e trabalha na outra, a hora que deveria estar almoçando, é computada como extra. Já o intervalo entre um dia e outro de trabalho é de 11 horas. Por exemplo, se entre um dia e outro o intervalo for de oito horas, computam-se três horas extras.

Ficou na dúvida?

Para entender melhor a contratação por PJ, dê uma olhada no Blog do Ministério do Trabalho.

Saiba se é correta ou não a contratação de trabalhadores como Pessoa Jurídica – http://blog.mte.gov.br/trabalho/detalhe-359.htm#.UyekcoW8MmA

Conheça seus direitos em relação às horas extras – http://goo.gl/oOQct9

Helisson Schiavinato.

17 de fevereiro de 2015 / By IMAM

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